Primeira Escola para Mulheres
Essa tela representa a primeira escola para mulheres em nossa montanhosa Minas Gerais, em 1850. Essa tela possui um significado muito especial, pois representa o início da igualdade de direitos entre os sexos. A partir daquele momento as mulheres já não estavam presas a saber apenas o que os homens lhes contavam, mas elas agora começavam a fazer parte da construção do conhecimento.
Fundado em 1850, por Dom Antônio Ferreira Viçoso, então Bispo de Mariana. Dom Antônio Ferreira Viçoso, solicitou e obteve a vinda das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo da França para o Brasil, em Minas Gerais, primeira Casa de Educação Vicentina fora da Europa. Foi de Mariana, deste colégio, que se irradiaram para todo o país de outras regiões das Américas, os Colégios Vicentinos.
Foram destinadas pela Superiora Geral da Congregação, em Paris, doze irmãs francesas para residirem em Mariana. Aqui chegaram no dia 3 de abril de 1849, depois de longa viagem que durou três meses, feita por mar até o Rio de Janeiro e a cavalo de lá até Mariana. Enquanto aprendiam a Língua Portuguesa, desde o início, as jovens irmãs se ocupavam das visitas domiciliares, cuidando dos doentes e pobres. No ano seguinte, as portas do Colégio Providência foram abertas para o ensino, e em 10 de março de 1850 ele foi oficialmente fundado, sendo então o primeiro Colégio para Mulheres em Minas Gerais.
Título: Primeira Escola para Mulheres
Ano produção: 2011
Técnica: Pintura acrílica sobre tela
Fonte histórica: professor Cristiano Casimiro