top of page

Cláudio Manuel da Costa

03_claudiomaoel.jpg

Cláudio Manuel da Costa nasceu na Vargem do Itacolomi na Vila do N.S. Ribeirão do Carmo (Hoje Mariana) em 5 de junho de 1729 .
Destacou-se pela sua obra poética e pelo seu envolvimento na Inconfidência Mineira. Foi também advogado de prestígio,
fazendeiro abastado, cidadão ilustre, pensador de mente aberta e amigo do Aleijadinho, a quem teria possibilitado o acesso às bibliotecas clandestinas que seriam mais tarde apreendidas aos Inconfidentes.
Como poeta, transitou entre o Barroco - marca dos seus escritos de juventude, enquanto era estudante de Cânones na Universidade de Coimbra (1749). Tornou-se poeta árcade usava o pseudônimo de Glauceste Satúrnio em seus poemas. Considerado o pai do Arcadismo no Brasil.
Em 1789, já aos sessenta anos, Cláudio Manuel da Costa se viu envolvido no movimento da Inconfidência Mineira, influenciados pelas ideias iluministas.
O quadro: uma alusão aos quadros arcadistas, tendo como
pano de Fundo a Capela NS Conceição na Vargem (onde ele foi batizado)e o Pico do Itacolomi. O Poeta em primeiro plano ao lado de animais está escrevendo algum soneto. O seu pseudônimo aparece gafado em tronco de madeira, Há varias alusões a inconfidência mineira.

bottom of page