Dom Viçoso
O Português Dom Antônio José Ferreira Viçoso, ordenado sacerdote em 1818, chegou ao Brasil de dom João VI no ano seguinte. Inicialmente abriu o Colégio do Caraça e se dedicou ao serviço da Palavra de Deus, pregando frutuosas missões nos povoados mineiros. Ocupado depois na educação da juventude, esteve por 15 anos em Jacuecanga, entorno de Angra dos Reis. Regressando a Minas (1837), foi eleito Superior Geral dos Lazaristas e, no ano de 1844, separado para o episcopado. Ordenado Bispo no Mosteiro de São Bento, Rio de Janeiro, governou, com inexcedível zelo pastoral, o bispado de Mariana por 29 anos: foi então pai extremoso dos pobres e órfãos, protetor dos escravos, abnegado missionário, reformador do clero, defensor dos direitos da Igreja, exemplar devoto da Virgem Maria. Trouxe a educação feminina para Minas gerais, através da instalação do Colégio Providência em Mariana.
Dom Viçoso era devoto de São Bernardo da Ordem dos Cartuxinos. Construiu em Mariana um local de meditação, conhecido hoje como Cartuxa de Dom Viçoso.
O quadro: Dom viçoso aparece em frente ao local de meditação , cartuxa, observando um maquete do colégio do Caraça. No jornal lido por um dos personagens do quadro , há a informação da chegada das Irmãs para o Colégio Providência.